junho 2010 - .

30 junho 2010

Seis!

junho 30, 2010 23
Seis!

Seis anos. Já passaram seis anos. Como é que é possível? Como é que o meu bebé mais  pequenino cresceu tão depressa? Ele está feliz, felicíssimo... Diz que agora já é grande, que vai para a escola dos meninos mais velhos... Eu olho para ele e penso que acabaram-se os finais de tarde cheios de brincadeira apenas, que vêm aí os trabalhos de casa, as fichas de avaliação e eu sei que a partir de agora as ir(responsabilidades) já não são as mesmas...
À tardinha será a festa de aniversário dele. Cá em casa. Com bolos, gomas e gelatinas coloridas. Com correrias, jogos de futebol, legos e bonecos playmobil espalhados pelos cantos. Com muitos miminhos e canções felizes. São seis anos. 
De puro encantamento, eu sei... mas estou nostálgica... Serão os seis anos a despedida de tempos em que a única preocupação era saber as horas a que dava o Ben 10?

28 junho 2010

Galeria de arte faça você mesmo!

junho 28, 2010 19
Galeria de arte faça você mesmo!



Cá em casa temos uma parede pintada com tinta preta de efeito ardósia. Permite escrever com giz, apagar e voltar a escrever. Os meus petizes adoram e quando os nossos amigos vêm cá a casa gostam de admirar as obras de arte e, por vezes, deixar também a sua mensagem. A nossa parede é tal e qual uma galeria de arte, e embora vos possa parecer menos valiosa, não se deixem enganar... estes garatujos são pura arte!

27 junho 2010

LQTM

junho 27, 2010 5
LQTM

Lol para aqui. Lol para acoli.  Rir é comigo, mas confesso que nunca consegui rir-me muito alto. Parece que as minhas gargalhadas são interiores...Não sei o porquê, mas cada vez sou mais LQTM do que LOL. Manias minhas, claro está...

As mulheres não se medem aos palmos!

junho 27, 2010 19
As mulheres não se medem aos palmos!
Ainda estou a tremelicar por dentro. Adorei ouvir o meu blog na Rádio Comercial. Ainda para mais com direito a Muse, Coldplay, David Fonseca, Jason Mraz...
Talvez para a maioria dos bloggers não signifique muito, mas para mim que sou uma mocinha  que decidiu viver a sua vida numa aldeia  pequenina, que receio ficar burra, desmazelada e resmungona, significa muito. A rádio, a televisão, os jornais, os livros e a internet ajudam -me  a manter-me informada e interessada pelo mundo e já não sei o que seria de mim sem os ter por perto.
Hoje o programa repete ( muito cedo, às 8 da manhã), mas depois ficará disponível no site da Rádio Comercial e aqui no blog também.
Fica aqui o agradecimento público à Ana Margarida Carmo, à Catarina Miranda e a toda a equipa que pôs no ar o Giraaosquarenta na Rádio Comercial. Graças a esta equipa hoje sinto-me verdadeiramente ">wonderful!

E sabem que mais? As mulheres não se medem aos palmos! *

* Viram o que isto deu? Auto-estima em alta:)

26 junho 2010

Apreciem cada momento

junho 26, 2010 3
Apreciem cada momento
Roubei este vídeo à Carrie do  blogue The Chocolate and the City. Tinha mesmo que publicar o vídeo por aqui.
O filme promete e  a mensagem de António Feio não me sai da cabeça. São as palavras,  a maneira como as diz, a voz embargada.Não se esqueçam da mensagem, mas sobretudo façam com que aconteça!

O filme Contraluz estreia a 22 de Julho

Faíscas

junho 26, 2010 5
Faíscas

Acabei de ver o Sexo e a Cidade 2. Fui com cinco mulheres muito diferentes entre si, rimo-nos, achamos graça a algumas situações ( a Samantha é a maior!), mas saímos do cinema assim com uma sensação de... ai que saudades da série! 
Acho que é tudo muito previsível, estudado e óbvio...Depois...uma crise no casamento aos dois anos? E a Carrie que não queria vidinha de sofá e TV, mas afinal no final acaba por aceitar o anel cheio das faíscas que achava que estavam a faltar no seu casamento? 
Achei o guarda-roupa fantástico, diverti-me, mas queria mais...Eu já vi os episódios da série muitas vezes e não me canso. Agora o filme...uma vez chega. E não, não estou a escrever isto porque estou roída de inveja por elas terem roupinhas e sapatos tão fantásticos:).

Uma surpresa boa? O Max Ryan!

25 junho 2010

Truques e etc...

junho 25, 2010 12
Truques e etc...
Ontem à noite, foi noite de ir dar uma voltinha e namorar as montras. Às vezes gosto tanto de andar assim sozinha, a entrar numa loja se quiser, a experimentar algo se me apetecer, a ter um tempinho só para mim,  para as minhas coisas. Normalmente a família anda junta, mas eu também gosto, e por vezes preciso, de andar sozinha, acompanhada apenas pelos meus pensamentos ( e pronto...ok...por um ou dois saquitos com compras!).
E estas sandalitas acompanharam-me no regresso a casa. As promoções são para aproveitar e, apesar de no início ter ficado com dúvidas por causa do pormenor do salto, mal as experimentei fiquei sem dúvidas. São muito confortáveis e mesmo como eu gosto...sem tiras a atrapalhar os tornozelos e as pernas e a fazer o que eu, como moça pequenina, preciso...que me alonguem as pernas. Truques!

Não é fácil ser princesa...mesmo sendo loira e de olhos azuis!

junho 25, 2010 4
Não é fácil ser princesa...mesmo sendo loira e de olhos azuis!


Há pessoas que dizem que só lêem certas revistas no cabeleireiro. Eu confesso que gosto de cuscar o site da revista  Caras. Gosto de ver as moças e os moços sempre em festa, as tias e os tios, os príncipes e as princesas. Vidas que parecem cheias de glamour, viagens de sonho, tudo pintado com tons de rosa. Mas eu não me iludo... Como diz a minha vizinha,  a vida custa a todos. 
Então não é que a moça princesa Madalena, que vive num reino tão à frente como a Suécia, que é loura e tem olhos azuis, que é descrita como doce e afável, que namorava o moço Jonas desde 2002, foi traída assim de repente e o moço até já se prepara para ser pai pois engravidou uma colega de trabalho?
Pois é, as palavras "viveram felizes para sempre" aparecem cada vez menos a rematar histórias de príncipes e princesa...E parece que as histórias de amor andam cada vez menos cor-de-rosa...até na revista Caras!

23 junho 2010

O meu blog dava um programa de rádio

junho 23, 2010 31
O meu blog dava um programa de rádio



Quer dizer, o meu blogue não dava um programa de rádio...vai mesmo dar.
A quem interesse ouvir, é só sintonizar a Rádio Comercial    já no próximo sábado às 22 horas, com repetição no domingo às 8 horas.

E pronto. Gira aos quarenta a ganhar vida nas ondas hertzianas!

10 coisas que me fazem feliz

junho 23, 2010 8
10 coisas que me fazem feliz


Recebi da Melminho este miminho. Quem o quiser levar só terá de fazer um post com as dez coisas que o fazem feliz. Depois, é só passar o prémio.

Pois bem, as dez coisas que me deixam feliz são.

- Abraços apertados dos meus filhotes;
- Viagens em família;
- Conversas emocionadas com amigas;
- Dançar;
- Um dia de praia;
- Ler;
- Dormir aconchegada;
- Sentir que o meu pai tem muito orgulho em mim;
- Receber mimos da minha gata;
- Ir às compras e encontrar um vestido perfeito.

22 junho 2010

junho 22, 2010 7

Recebi este pedido de amizade no Facebook. Primeiro nem quis olhar. Depois,  olhei rapidamente e pensei como era estranho ter uma funerária como amigo. Agora, que o enfrentei, não sei que lhe faça, ignoro-o ou deixo- o estar?

Bem, pelo menos a neura negra que me atacava está a passar... Sabem o que resulta comigo? Imaginar-me poderosa como a Ivete Sangalo e cantar bem alto com o Pedro Abrunhosa.
Pois, pois... que a vida não se vive no sofá a remoer palavras amargas. O sol está lá fora à espera. O Verão já começou. E eu tenho que fazer o que ainda não foi feito!

20 junho 2010

Há dias assim...

junho 20, 2010 10
Há dias assim...

19 junho 2010

Gente feliz com lágrimas

junho 19, 2010 7
Gente feliz com lágrimas


Roubei o título ao escritor João de Melo, mas a verdade é que gosto de lágrimas de alegria, lágrima de emoção, lágrimas de surpresas boas. 
Gosto da sensação de estar emocionada e deixar as lágrimas correr, e gosto mais ainda de pessoas que não têm medo de lágrimas, que mostram o que sentem, que deixam o brilho de lágrimas felizes brotar nos olhos...
Tudo isto a propósito deste vídeo em que Saramago deixa que se apercebam da emoção que sentiu ao ver o filme " Blindness", baseado na sua obra " Ensaio sobre a cegueira". Emocionei-me ao ver Saramago assim, tão sereno, emocionado e feliz ...com lágrimas! 

17 junho 2010

Sorry

junho 17, 2010 6
Sorry

Tenho a mania de pensar demais nas coisas. Tenho a mania de pensar pelos outros. Tenho a mania de pensar que as pessoas que muito admiro nunca se interessarão pelas minhas (pequenas) coisas. Tenho a mania de pedir desculpa sempre que acho que errei. Louise, este post é só para ti!




E, já agora, se me desculpares aqui fica o desafio.
Quais serão as seis tontarias que uma rapariga que escreve tão bem  (como tu) gosta de cometer?

Tontarias

junho 17, 2010 13
Tontarias
Fui desafiada pela a minha essência. E, como ainda me sinto culpada por não ter terminado o desafio das músicas, resolvi agarrar este e superá-lo... já!
Pois bem, o desafio consiste em  textualizar seis tontarias que mais goste e depois  nomear outros seis blogues para darem continuidade a esta odisseia de peripécias. Tontarias é comigo. Ora aqui vão seis:

- Adorar andar descalça pela relva;
- Ler revistas cor-de-rosa na praia;
- Ter a mania que sei cantar e cantar " por cima" dos fados da Ana Moura ( esta é mesmo para rir:);
- Só beber carioca de café fraquinho ( muito fraquinho) porque sei que se beber café fico com energia que dura mais que as pilhas Duracell;
- Gostar tanto de um casaco feio de morrer que tenho cá em casa;
- Gostar de ver filmes até mais tarde ( pois... e só acordar quando os filmes acabam!).
E agora passo o desafio a:

Eu sei que era para passar apenas a seis, mas é para o caso de algumas das moças não estarem para aí viradas:)


16 junho 2010

Yo no creo en brujas...

junho 16, 2010 18
Yo no creo en brujas...

As mulheres têm fama de invejositas, de terem ciúmes da beleza alheia, de serem más com as colegas. Eu pensava que era só fama, porque eu sou mulher há quarenta anos ( eh lá) e não me tenho apercebido que as mulheres sejam assim umas bruxas más como as querem pintar. Contudo, agora li esta notícia no Expresso sobre misses que estão em investigação após ataque com ácido a uma delas e até me arrepiei. Apetece até dizer : Yo no creo en brujas, pero que las haylas hay...

15 junho 2010

Solução mágica

junho 15, 2010 13
Solução mágica

Eu tempo portar - me bem durante o dia e até faço uma alimentação saudável. Para mim, o pior mesmo é a chegada a casa. Enquanto faço o jantar, como uma frutinha, depois uma bolacha que os petizes deixaram à mão, abro o frigorífico e lá vai um bocadinho de queijo e assim me vou portando mal. 
Hoje descobri o antídoto perfeito - ir experimentar biquínis. Foi o que fiz  ao fim da tarde. Quando cheguei a casa, só de me lembrar da imagem que o espelho reflectia, passou -me a fome ( ou vontade de comer ou lá o que é) num ápice!

14 junho 2010

Afinal, não é tudo português?

junho 14, 2010 22
Afinal, não é tudo português?
Há uma certa gente que  acha que dizer certas palavras é do " mais povo" que há. Assim, há quem jure a pés juntos que se deve dizer:
- presente em vez de prenda;
- carteira em vez de mala;
- spa em vez de termas;
- salamandra em vez de fogão de sala;
- enterro em vez de funeral;
- possidónio em vez de piroso;
- criada em vez de empregada;
- retrete em vez de sanita ( é verdade);
- colégio em vez de escola;
- ...
Mas o que é isto? A língua portuguesa tem uma variante de sangue azul e eu não sabia? Ou será  apenas tialecto, como dizia a Ana Bola? Há alturas em que me sinto muito burra...

13 junho 2010

Não é a mesma coisa...

junho 13, 2010 24
Não é a mesma coisa...
Harold's Planet by Swerling and Lazar.



Eu sei que neste blogue passo a vida a escrever sobre mim,os meus petizes, o que me acontece, os sapatos que eu gosto, o que eu penso, etc e tal... Ok, mas isto é um blogue.
 É que me irrita  encontrar aquelas pessoas que nos contam todos os pormenores ( mesmo muito pormenorizados) da última  viagem que fizeram, as gracinhas e os feitos dos filhos, a dor que sentem no pé direito... contam tudo, tudo, quase sem respirar,  e do discurso sobressaem sempre duas palavras " Eu" e " Meu". Não tenho pachora. A sério. Elas falam, falam e eu desligo! 
Agora ajudem-me lá. Escrever sobre nós não é a mesma coisa do que falar (desalmadamente) sobre nós, pois  não?

12 junho 2010

Saber esperar

junho 12, 2010 7
Saber esperar

Nasceu hoje uma princesa na família. Eu estou cheia de vontade de ir a correr para a ver. Tenho saudades de bebés pequeninos (até porque o meu relógio biológico de vez em quando ainda dispara), e queria dar um abraço apertado aos meus primos vaidosos e dizer-lhe que tenho a certeza que vão ser excelentes pais. 
Mas depois penso melhor. Uma vez. Duas vezes. E mais outra. E depois lembro-me como me sentia cansada nas horas de visita e de como às vezes não me apetecia estar a conversar, mas sim apenas a olhar e a cheirar  os meus meninos.
E, então, penso ainda outra vez. E decido. Há alturas na vida em que temos de saber esperar!

11 junho 2010

A vida é tão fugaz II

junho 11, 2010 10
A vida é tão fugaz II
Podia dizer que há mais uma estrela no céu, mas não o consigo dizer sem ficar com um travo amargo na boca. Não tem a ver com o ser neta de Nelson Mandela, muito menos por estar a assombrar a festa do Mundial 2010. A verdade é que ver a vida de uma menina de treze anos ser assim interrompida, deixa-me tristíssima. 

E mais triste ainda por saber que, em princípio, quem conduzia o carro estava alcoolizado.

10 junho 2010

Thank you followers! (não sei porquê, mas fica esquisito em português)

junho 10, 2010 11
Thank you followers! (não sei porquê, mas fica esquisito em português)














10 de Junho
Dia de Portugal
Dia das Comunidades Portuguesas
Dia de Camões
Dia do centésimo seguidor aqui do blogue.* Obrigada, Matilda!

* Ainda estou para saber como é que tenho cem seguidores...

Ralhetes, suor e lágrimas

junho 10, 2010 7
Ralhetes, suor e lágrimas

Ontem foi um dia repleto de emoções. Os meus alunos do 9ºano apresentaram as peças de teatro à noite, numa sala de espectáculos antiga, cheia de familiares e amigos. 
Duas turmas. Cinquenta alunos. E eu no meio deles, a gerir nervos, a preparar tudo para que eles brilhassem em palco.E brilharam... muito!
Já não era a primeira vez que representavam as peças, pois estas foram  apresentadas num Festival de Teatro Juvenil, mas no fundo, e eles sabiam, era a última vez que iam estar juntos como turma, porque no próximo ano, o Ensino Secundário obriga a fazer escolhas diferentes. E as despedidas são sempre difíceis, ainda mais aos quinze anos!
Foi uma noite de choradeira, aqui a vossa amiga passou a noite a lacrimejar... Conheço a maioria desde os dez anos, os laços são fortes e eles foram muito queridos. Flores, palavras de agradecimento e abraços sentidos. Ainda estou atordoada e emocionada. Vou sentir a falta daqueles terríveis que me punham os nervos em franja, mas que me ensinaram tanta coisa...
Eu costumava dizer que as nossas peças foram feitas com ralhetes, suor e lágrimas. E ontem lágrimas não faltaram... *

*Será por isso que hoje está a chover? 
( Desculpem lá, tenho de desdramatizar a coisa, senão passo o dia de hoje de lágrima no olho a olhar para os ramos de flores que me encheram a casa e a alma:)

08 junho 2010

Love people...always!

junho 08, 2010 16
Love people...always!

Às vezes, há quem diga que os blogues de gaja só têm sapatos, vestidinhos e coisas fúteis. Eu não penso assim. Pelo menos nos blogues que visito apercebo-me que quem escreve, para além de "falar" de coisas que tem ou gostava de ter, escreve sobretudo sobre coisas que sente, sobre emoções, dificuldades, alegrias e tristezas.
 Na verdade, podemos gostar muito das coisas que usamos ou gostaríamos de usar, mas amar... amamos pessoas! Muito:)

07 junho 2010

Catrapuz!

junho 07, 2010 23
Catrapuz!

Não tinha uns saltos assim tão altos. Estava muito mais vestidinha do que a moça aí de cima. Não estava a desfilar. Só sei que dei um trambolhão, um tralho, um palhação  enorme que me deixou a perna numa lástima. Foi uma queda meio cinematográfica, daquelas em câmara lenta, em que nos apercebemos que vamos cair, tentamos agarrar algo que não existe e depois, bem devagarinho, catrapuz! 
Depois, o que fazer? Levantar bem rápido, dizer que está tudo bem, sorrir, disfarçar a dor, ir para o carro, fechar a porta e gritar o primeiro palavrão que sair!
 Afinal, por que é que tenho ( temos?) tanta vergonha de cair? Não é só a dor...há mais qualquer coisa que me escapa...

Não. Ainda não comecei a ler o segredo. Terá sido castigo?

06 junho 2010

É segredo

junho 06, 2010 21
É segredo


É segredo, ou melhor...era segredo... Eu nunca li  O Segredo. Há dois anos toda a gente leu e falava, mas eu sempre fugi dele a sete pés... Nunca quis ler porque sempre desconfiei um pouco dos livros de auto-ajuda e sempre que o folheei me pareceu aborrecido... Manias minhas, talvez...
Ontem, um amigo ofereceu-me o livro. Estava eu a abrir o presente, feliz e tal, porque adoro receber livros, e eis que O Segredo está nas minhas mãos... Agradeci  e comentei que por acaso ainda não tinha lido, mas que ia ler... Agora tenho O Segredo cá em casa, ali na mesinha, a desafiar-me... Leio ou não leio?
É que acabei hoje mesmo de ler o livro " Fada do lar " de Sophie Kinsella, que é um livro levezinho, sobre uma advogada londrina bem-sucedida, mas que não sabe nem coser um botão, e que de repente, depois de cometer um erro no escritório sai e arranja emprego como governanta. Soube-me bem ler as aventuras e desventuras desta moça porque quando ando cansada, quero é ler algo que me distraia e me ponha bem disposta. 
Agora O Segredo, não sei não... Segundo este livro, o livro de não ficção mais vendido no mundo, nós atraímos o que queremos atrair, o que já me faz desconfiar, porque quando eu estava a abrir o embrulho estava a pensar que ia receber um livro de gaja, para ler na praia, e afinal saiu-me a obra de Rhonda Byrne...Contudo, foi uma oferta, por isso talvez deva fazer um esforço:)
 E vocês? Leram ou é segredo?

05 junho 2010

Três coisas em comum com a Nigella

junho 05, 2010 13
Três coisas em comum com a Nigella

Tenho pelo menos três coisas em comum com a Nigella. Ambas adoramos vestidos, casaquinhos de malha e petiscar. Agora, quanto ao jeitinho para a cozinha, a coisa muda mesmo de figura... 
Aqui em casa há sempre sopa ( afinal, haverá algo mais fácil de fazer?) e depois refeições simples... Não sou grande cozinheira, assumo... Cá em casa ninguém se queixa, é verdade, mas eu gostava de conseguir cozinhar coisas diferentes, que as minhas farófias ficassem...como dizer...mais definidas, que o meu pudim de ovos crescesse mais, que os meus bolos ficassem mais bonitos...
Como hoje tenho visitas cá em casa, vou novamente tentar surpreender-me e tentar  preparar algo diferente e saboroso. Pode ser que ter visto tantos programas da Nigella Lawson me ajude!

03 junho 2010

Praiar

junho 03, 2010 10
Praiar
Praiar... não sei quem inventou o verbo,mas que é uma acção linda, lá isso é!
E, finalmente, primeiro dia de praia a sério! As minhas havaianas (iguais às da foto) estavam doidinhas para sair. Apesar de o sol estar envergonhado, passámos o dia na nossa praia preferida. Fiquei contente porque estava limpíssima, não tinha muita gente e eu pude matar saudades do mar, do cheiro a protector solar, das bolas de berlim de areia que os meus petizes passam a vida a fazer e de vestir o meu biquíni.
Não tenho as medidas perfeitas, mas quando visto o meu biquíni e passeio à beira-mar...sinto-me logo outra! Não sei se é da energia do mar ou se é do sol na minha pele, mas sei que me sinto mais serena, mais livre, mais feliz...



Presentes

junho 03, 2010 13
Presentes

Não tive quarenta presentes, mas adorei os que recebi... Estes foram os que eu amei de paixão!

01 junho 2010

Thank you very nice!

junho 01, 2010 20
Thank you very nice!

Acordei com um ramo de rosas que o rapaz de madrugada foi buscar para eu ter na mesinha de cabeceira... Mal me levantei, chamou os petizes e, ainda não eram oito da manhã, e já estávamos a ver uma apresentação que ele preparou com fotos minhas. E as prendinhas...não foram muitas, mas eu adorei-as e amanhã mostro-as aqui... Quero que fiquem neste "blogue diário digital" para eu nunca me esquecer delas nem como fui mimada e amada quando entrei no número 40 ( 18 anos de idade e 22 de experiência).
Hoje passei o dia vestida de juiz, com uma cabeleira enorme, a representar " Vem aí o Zé das Moscas" do António Torrado (os meus petizes estavam por perto e viram a representação pelo menos quatro vezes). Agora vou dar um beijinho aos meus pais e depois vamos jantar e continuar a comemorar os meus anos e o dia da criança. Amanhã, comemorarei com outros amigos, no sábado com outros e no domingo com família...tipo aniversário cigano( isto existe?).
Quero também agradecer a quem me desejou um feliz aniversário aqui neste blogue. Por vossa causa tive um aniversário mais feliz, mais cheio e, entrar nos "enta" posso dizer agora, com a vossa ajuda, não custou mesmo nada! Como dizia o outro...THANK YOU VERY NICE!





Dúvidas

junho 01, 2010 20
Dúvidas
Acho que me sinto assim, mas não se preocupem...já passa!