julho 2014 - .

31 julho 2014

Angola - dia1

julho 31, 2014 18
Angola - dia1






Tudo correu bem. Luís à nossa espera e já estamos os quatro instalados em casa. A nossa família como antes... 
O Luís trabalha na zona de Sumbe e percorrer os mais de trezentos quilómetros que separam a cidade desde Luanda deu já para um primeiro contacto com África. Segui os conselhos que me deixaram aqui no blogue e vim sem ideias feitas, sem preconceitos nem pré-conceitos e o primeiro impacto foi positivo.

Três momentos muito fortes do dia de hoje: o nosso reencontro (um bocadinho óbvio, eu sei), a paisagem do Miradouro da Lua (quanta grandiosidade e eu a sentir que tinha entrado para dentro de um filme) e conhecer ao vivo a casa onde o Luís tem morado sozinho. Algumas lágrimas e abraços à mistura têm sido a combinação do dia. Bem boa.
Agora, estamos os dois a fazer sopa enquanto os miúdos estão no sofá na brincadeira. A felicidade suprema que se encontra na simplicidade das rotinas, que nem sempre valorizámos nos anos da não separação e das quais sentimos tanta falta...

Mais uma vez, obrigada do fundo do meu coração (esta é lamechas, eu sei) aos comentários que me deixaram no blogue. Li-os e reli-os. E não os esquecerei.


30 julho 2014

Angola...daqui a umas horas...finalmente a caminho...

julho 30, 2014 27
Angola...daqui a umas horas...finalmente a caminho...

Quase... Amanhã já estaremos juntos. Os quatro. A D. Izzie e a gata também farão falta. E a minha mãe. Os pais dele. A nossa família... Mas perdoem-me/nos o egoísmo...precisamos tanto de estar os quatro outra vez. Em família, não importa onde. Para já, amanhã, em Angola!

Nota 1
Não se deixem iludir pelo tom otimista... o meu estômago continua às voltas,mas os meus receios estão a ficar resumidos a dois. Dois importantes. Em primeiro lugar, o avião (mas porque é que comigo funciona ao contrário...quanto mais viagens, mais receios...), em segundo, as doenças ( é tão mau ter um lado hipocondríaco...). Mas, que interessam os receios se, como me disse há uns tempos uma moça inteligente num comentário que deixou aqui no blogue, eu tenho a sorte de ter encontrado quem me ame como sou...

Nota 2
O kimono. Mandei-o fazer com um dos tecidos que o Luís me trouxe de Angola. Ainda não sei se cá o vou usar e em Angola logo verei. Mas gosto dele, apesar de estranhar os tons e o padrão (é o que faz ser viciada em tons sóbrios e lisos). Com cinto? Sem cinto? Veremos...

Nota 3
Mal possa, darei notícias de Angola e vou tentar contar-vos tudinho. Pela força que me têm dado, vocês não merecem menos...

25 julho 2014

Autoestima: sugestão do dia

julho 25, 2014 11
Autoestima: sugestão do dia

Sugestão do dia: marcar uma sessão de maquilhagem para aprender umas dicas. 

A semana passada foi o que eu fiz.  Marquei com a Célia no Boticário de Leiria uma sessão para aprender truques de maquilhagem e pensei logo que tinha de partilhar aqui no blogue. A sessão é totalmente gratuita, ninguém nos começa a tentar vender produtos, tratam-nos bem independentemente da nossa idade, peso e do que trazemos vestido e saímos de lá com a certeza que a maquilhagem faz mesmos milagres.

Se escrevo aqui sobre o assunto é porque me apercebo que há mulheres a quem falta um bocadinho de força para isso. Eu sei perfeitamente como é, acreditem. Há dias em que a nossa autoestima está tão em baixo que o simples facto de entrar numa loja de maquilhagem nos assusta...Uma sensação de que não somos suficiente boas para o merecermos... Por exemplo, há lojas aqui na minha cidade, em Leiria, que eu ainda nem me atrevo a entrar. Parvoíce, eu sei. Mas é mesmo assim...

Quanto à maquilhagem, é um pretexto...um pequeno passo... Usar batom, blush, pode parecer futilidade, mas ajuda na maneira como encaramos o dia-a dia. Por isso, fica aqui a sugestão: a próxima vez que passar numa loja Boticário, entre. Marque uma sessão, peça uma opinião, arrisque um bocadinho, dê mais cor aos seus lábios, sem medo de ser feliz...



24 julho 2014

Angola...a caminho #3

julho 24, 2014 13
Angola...a caminho #3







Grutas em Sumbe- fotos do fotógrafo preferido...of course!

De hoje a uma semana já estarei por terras angolanas. Para já, últimos preparativos e ansiedade a mil. Muita vontade de estar com o Luís, mas com o coração apertado: eu e o medo.
Eu e o medo somos velhos conhecidos. Tenho muitos, e quando o desconhecido me espera... E se os miúdos ficam doentes, e se a Izzie entra em depressão por estar tanto tempo sem nos ver, e se o gato foge, e se a minha mãe adoece, e se a viagem não corre bem ( a Tap e os acidentes com aviões também não têm ajudado grande coisa). Tantos "ses"!

Dormir começa a ser difícil e acresce a isso tudo o eu não ser nada aventureira. O Luís adora a natureza, maravilha-se com as paisagens que Angola lhe oferece, vai à descoberta da terra africana...Eu não sou assim. Queria ser um bocadinho, mas não sou. Mais um medo, talvez.

No entanto, para que conste, eu não me deixo aprisionar pelos meus temores. Posso ir toda "acagaçada"(isto existe?), mas vou. E ir encontrar o meu amor é motivação mais do que suficiente!


21 julho 2014

Kit anti-neuras

julho 21, 2014 4
Kit anti-neuras

Quando a saudade aperta muito e há uma neura a aproximar-se, eis um kit que ajuda: um livro e algo reconfortante. Desta vez, novo gelado com sabor a champanhe e um livro sobre Paris combinaram na perfeição. E fechar os olhos e sonhar é absolutamente grátis!

Às vezes tenho a mania #11

julho 21, 2014 6
Às vezes tenho a mania #11


No início do blogue eu nem pensaria que fosse lida por mais de uma pessoa (o Luís), depois comecei a ter mais leitores e nunca pensei em mostrar a cara, só que o blogue tornou-se demasiado importante na minha vida para que eu me consiga esconder. E dei por mim a entreabrir a porta  daquilo que eu sou, com alguns receios confesso, mas confiando na minha intuição que me diz para seguir em frente...

As roupinhas de hoje não são nada mais do que uma mulher comum pode comprar e vestir. Calças H&M, sandáilias antigas e blusinha comprada já nos  saldos da Zara (no cabide parece blusa de mãe, mas vestida dá-nos uma ar levezinho) e a pulseira é Bimba y Lola ( obrigada, Manuela ). O verniz das mãos e pés é da linha Make B do Boticário.



16 julho 2014

A caminho de Angola II

julho 16, 2014 11
A caminho de Angola II



Para as famílias separadas o tempo conta mesmo muito. Ou então sou eu que sou mesmo assim e tenho esta mania de contar dias. Agora ando a contar os que faltam para estar nos braços de quem amo.

Está tudo pronto: vistos, vacinas e repelente para três. Entretanto, vou pensando na falta que a Izzie me/nos vai fazer. Era tão bom que ela pudesse ir connosco. Mas não pode  pois pesa mais de dez quilos e onde o Luís mora não são permitidos cães...
Ela fica bem com a minha irmã e a minha mãe, mas que lhe vamos sentir a falta, disso não duvidem.

E, já agora, como é que há quem tenham coragem de, nas férias, abandonar companheiros?

15 julho 2014

Brasil...aqui tão perto!

julho 15, 2014 1
Brasil...aqui tão perto!

Batom Pitanga Selvagem (Ui...sugestivo) 3.99Euros


Adoro este batom do Boticário. Foi oferecido, mas se eu não adorasse a cor e o cheiro, não vos dizia. Gosto mesmo da cor entre o vermelho e o laranja, o cheirinho a papaia é delicioso e tem FP 15.
O campeonato do mundo de futebol acabou, mas o Brasil continua em festa!

Às vezes tenho a mania #10

julho 15, 2014 11
Às vezes tenho a mania #10

Como o nome do post indica, às vezes tenho a mania que percebo alguma coisa disto de conjugar roupas. Na verdade, todos sabemos que eu não percebo nada. Visto as roupas por intuição e por inspiração. No entanto, quer-me parecer que quem por aqui passa acha alguma graça a estes posts ( se servir para inspirar alguém ótimo) e por isso aqui vai mais um.
A blusa é esta dos saldos da Mango e os sapatos são de uma marca portuguesa chamada Miriam. Nada de muito complicado, mas acho  que dá para ver que umas calças de ganga e uma camisa branca são sempre uma aposta segura para todas as mulheres, independentemente de altura, corpo e idade.

14 julho 2014

Sabedoria aos dez anos

julho 14, 2014 1
Sabedoria aos dez anos

Hora de almoço. Sobrinho também à mesa e eu a querer saber mais sobre a vida dele de estudante. E as frequências, correram bem? E que tal o ambiente na Covilhã? E vais mudar de casa? E vais tirar a carta? E... de repente, um olhar e uma voz baixinho a dizer " Mãe, deixa o rapaz em paz".
Sorri e entendi muito bem o reparo. Miguel, do alto dos seus dez anos acabados de fazer, tinha razão...às vezes sei ser muito chatita ...              
(...)
" E não comes mais um bocadinho?", " Não gostas da salada?", " Não tens fome?"... ouvi-me eu dizer...até que a voz doce me tirou o pio " Mãe, a história do rapaz...".

13 julho 2014

Sem filtros...#1

julho 13, 2014 5
Sem filtros...#1

Se há peça que não largo são as écharpes. Mesmo no verão. Levo para a praia, nas viagens, e até em casa. O Luís acha graça, e às vezes via Skype, pergunta se eu estou com frio. Não é pelo frio, é pelo aconchego...

Hoje corria uma brisa e lá fui eu aconchegar-me...


A echarpe da foto é da Women Secret, mas a da foto em baixo também tem sido uma boa companhia...Lenço estampado leopardo
La Redoute - 8.09 Euros - aqui




10 julho 2014

A blogosfera em Angola...

julho 10, 2014 9
A blogosfera em Angola...

Para os muitos que aqui passam porque querem saber novas de Angola, passem por este blogue. Eu adoraria encontrar esta blogger por lá. E esta e esta também!

08 julho 2014

Fatinho de banho

julho 08, 2014 6
Fatinho de banho
 
O diminutivo do título é mesmo a propósito. É mesmo um fatinho de banho, da Calzedonia, de criança. Mas serve-me. Com o meu metro e meio de altura não tem sido fácil encontrar um fato de banho a que não sobre tecido (em altura), e como faço praia muitas vezes perto de casa, sinto-me mais compostinha se encontrar alunos e pais de alunos se não estiver de bikini.

 Manias, talvez, mas eu sou mesmo assim. E palpita-me que manias destas dificilmente passam...


 

06 julho 2014

Semana cheia em dez imagens...

julho 06, 2014 3
Semana cheia em dez imagens...
Novamente domingo. E a semana que passou, passou a correr...
Foi uma semana cheia: aniversário do Miguel, ida a Lisboa tratar do visto (e aproveitar a viagem para ir ao Pavilhão do Conhecimento), teatro com a melhor das companhias (fomos ver "40 e então?" e adorámos), fazer uma visita guiada para mostrar aos amigos viseenses um dos Castelos mais bonitos de Portugal (o de Leiria, claro), café num dos sítios mais bonitos da Batalha ( obrigada, priminha) e muita conversa boa... 


Pavilhão do Conhecimento... 



Peça de teatro " 40 e então? ...



No Castelo...


Batalha...











04 julho 2014

Todos deviam ter tido a sorte de conhecer a Andreia...

julho 04, 2014 11
Todos deviam ter tido a sorte de conhecer a Andreia...
Escrevi este post em 2011, a propósito da menina-mulher mais doce que conhecera na blogosfera.
Mais tarde conheci-a pessoalmente e fiquei com a certeza que ela era, efetivamente,
uma das pessoas mais doces e inspiradoras que tinha passado na minha vida...

Agora, a Andreia, a doce e terna Andreia, foi embora da blogosfera...e desta vida terrena...


Estou profundamente triste por ela já não estar aqui e nem consigo imaginar a dor da família e dos amigos que tanto a amavam...




A vida é profundamente injusta, mas acredito que a Andreia está no Céu... a sorrir para nós. Tenho de acreditar porque, como ela dizia, acreditar é preciso...

03 julho 2014

Angola...a caminho II

julho 03, 2014 1
Angola...a caminho II

Vacinas tomadas e o visto a sair, espero. Entretanto, contam-se os dias que faltam e tentamos viver cada dia o melhor possível, com dias entre amigos que nos visitam e fazem companhia.

 E esta foto, que o Luís tirou, pode também ilustrar a vida... Afinal, cada um pode aproveitá-la da maneira que o fizer mais feliz...